10 Dicas para usar telas de forma consciente


Hoje irei compartilhar algo pessoal e que vejo acontecer em muitos lares. Meu intuito é de ajudar e trazer consciência para o uso das telas. Cada família sabe da sua realidade, mas independente de qualquer coisa o uso das telas precisar ser feito de maneira controlada e consciente de seus benefícios e malefícios.


O uso de telas por aqui era "controlado", ele assistia telas apenas 30 por dia, enquanto eu agilizava alguma outra coisa da casa. E isso foi virando uma regra, ele esperava por aquele momento, e ele ficava ansioso por essa hora do dia. Eu o pegava na escola e antes de me dar "OI" ele já falava da televisão. Para desligar, mesmo com acordos e avisos prêvios era o fim do mundo acontecendo..


A excecção foi aumentando e foi virando solução para tudo. Era um desenho na mesa do restaurante, um desenho para distrair no carro, um desenho para deixar eu fazer as compras do supermercado. Aquilo foi se tornando um hábito, uma bengala que EU me apoiava e que EU estava usando de artifício para me dar mais comodidade. Afinal era MUITO mais fácil do que ter que distrair com outra coisa, ter que sair da mesa para dar uma volta. Mas a que custo?


As crianças precisam do tédio, precisam do ócio criativo, precisam ficar sozinhas. E nós precisamos dar essa oportunidade. Não podemos usar as telas como recurso prímario, como a única alternativa. "Ah meu filho não me larga, ele fica grudado. Ele não sabe ficar sozinho". Aqui era assim também, é um processo de aprendizagem. Se você não tentar e não tiver constância ele nunca irá aprender. .


Não estou dizendo para tirar totalmente as telas. Para cada idade tem uma recomendação de tempo. As telas vieram para ficar e elas podem ser usadas de maneira produtiva, seja para pesquisas, para aprender um instrumento ou aprender uma nova receita por exemplo.

.


O ponto não é julgar quem faz uso de telas e sim de trazer a reflexão. Será que estou propiciando momentos suficientes ao ar livre? Será que estou propiciando a criatividade do meu filho e o ócio criativo? Será que EU me permito o tédio? Porque será que eu sinto a necessidade de usar as telas?

.

Reavalie a relação da relação da sua família com as telas. Use com com consciência e inteligência. Diminua o tempo. Não use como principal ferramenta. Não substitua momentos de tédio, criatividade, brincadeiras ao ar livre, socialização pelas telas.


Abaixo temos algumas sugestões para o uso CONSCIENTE de telas:


📍Reflita se a necessidade do uso de telas: é sua ou é da criança??. Muitas vezes ficamos acomodados e usamos as telas como uma bengala, afinal é muitoooo mais fácil colocar telas do que lidar com uma criança gritando. Dê preferência para brincadeiras ao ar livre, desenhos, jogos.

.

📍A recomendação é de que até 2 anos não seja exposto a nenhum tipo de tela (celular, tablet, tv). Após essa idade o limite é 1h diária e, somente após os 6 anos, aumenta para 2h. .

📍Observe a qualidade do conteúdo que seu filho está assistindo. O que ele está aprendendo? Quais são os valores que ele está absorvendo daquele conteúdo? Está alinhado com os seus valores?

.

📍 Supervisione! Muitos canais (youtube) que se dizem infantis, não são totalmente infantis e misturam conteúdos para pré adolescentes. Além de vídeos que conseguem furar a segurança e surgir para os pequenos.

.

📍 Assistam juntos. Faça do momento de telas, um tempo especial em família. Por aqui, quando assistimos algo, são sempre momentos em família, sentamos os 3 e compartilhamos o filme ou documentário. Explique o que está acontecendo e acolha qualquer sentimento que venha no momento

.

📍Não usem a televisão como som ambiente da sua casa, a criança pode não estar olhando e prestando atenção, mas isso é maléfico também para o seu desenvolvimento. A pergunta é: Porque essa necessidade de colocar a tv ligada se não tem ninguem assistindo?

.

📍Assista séries, novelas, jornais apenas quando as crianças não estão por perto. Mas uma vez, pode parecer que elas não estão prestando atenção, mas elas estão.

.

📍ATENÇÃO aos videogames eles agem no sistema de recompensa do cérebro, ativa as mesmas áreas que a cocaína, é altamente viciante mesmo pra adultos.

.

📍 Evite telas perto da hora de dormir, elas interferem negativamente no sono ( e não somente o fato de dormir ou não)

.

📍 Tenha regras e horários para o uso de telas ( horário e locais que possam ser usados) como por exemplo: não usar durantes as refeições, além de atrapalhar na apreciação da alimentação, interfere também na socialização.


Assinado, uma mãe que colocava telas e a usava com uma boa bengala.🙋‍♀️

Fernanda Salles

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Se fossemos definir a empatia, poderíamos dizer que é a habilidade socioemocional de se colocar no lugar do outro, sentir como ele. Uma expressão bem conhecida do inglês para exemplifica-la é o “walk