Como podemos nos conectar com nossos filhos?

Todos sabemos da importância de nos conectarmos verdadeira e intencionalmente com nossos filhos. A conexão é essencial na relação pais-filhos, não somente pelo valor emocional, mas ela é também um fator decisivo no comportamento de nossos filhos. Quando há falta de conexão intencional com nossos filhos, eles podem apresentar comportamentos desafiadores para nos sinalizar que precisam justamente desta conexão (mesmo que os comportamentos não aparentam ser um pedido de conexão - como disputas de poder ou birras). Ou seja, conectar-se com a criança pode trazer muito alívio no dia-a-dia, pois a criança se sente mais pertencente, mais aceita, mais amada e mais abastecida. A seguir proponho maneiras de como podemos nos conectar profundamente com nossos filhos e deixar seus tanquinhos cheios e abastecidos. Brincadeira: encontre brincadeiras para fazer com sua criança, que você realmente goste de brincar também. Uma brincadeira que te faz lembrar da sua própria infância e libere a "criança interior" que há em você para brincar com seu filho.

Escuta Ativa: quando sua criança estiver te contado algo, simplesmente ouça. Sem interromper, sem fazer outra coisa ao mesmo tempo, sem mexer no celular - olhe nos olhos dela, a aprecie e a ouça intencionalmente.


Tempo Especial: É um tempo reservado para sua criança todos os dias, nem que sejam 10-15 minutos. Sem distrações, sem interrupções.


Carinho físico: Aquele abraço apertado, aquele cheiro no cangote demorado, aqueles beijinhos carinhosos nas bochechas! Às vezes até nos esquecemos de demonstrar nosso amor por nossos filhos no dia-a-dia devido à correria. Ainda assim temos que estar em alerta à necessidade de nossos filhos se sentirem nutridos com nosso amor. Encontre qual a forma que seu filho mais adora receber carinho - e dê sem moderação!


Peça para seus filhos te ajudarem a tirar ou vestir alguma roupa (como calça, meia, sapatos). Minha pequena de 2 anos me ajuda a vestir o meu pijama. Queria que vocês vissem a carinha de satisfação dela quando terminamos. Faça o teste na sua casa e me conta se os olhinhos dos pequenos não brilham quando nos ajudam assim!

Tomem banho juntos e peçam para que eles te lavem com o sabão. Cuidar do outro gera intimidade. Nossos pequenos ADORAM cuidar de nós, só temos que dar-lhes a oportunidade para isso.

Concertem coisas juntos, como algum utensílio da casa que esteja avariado ou algum brinquedo quebrado. Além de gerar conexão, isto cria uma oportunidade da criança cuidar do ambiente que ela habita e das coisas que ela usa. Ela se sentirá ainda mais responsável pelos objetos, além de fortalecer a autoestima por se sentir competente.

Peça colo. Essa ferramenta eu uso sem dó 😂. Na hora de colocá-los pra dormir, peço um colinho, um carinho. As crianças adoram a sensação de estar cuidado de nós, assim como nós cuidamos deles.

Façam compras juntos. Envolva seu filho no processo da compra dos mantimentos da casa. Deixe ele ajudar a escolher qual maçã levar ou a colocar os artigos dentro do carrinho. Talvez ele possa ser o líder da lista de compras e ser responsável por controlar se compraram tudo. Quando ofertamos oportunidades para eles exercerem escolhas e terem responsabilidade, eles se sentem importantes e pertencentes. Fazer compras juntos, de forma consciente, é uma ótima oportunidade para criarem conexão.


Texto por Maya Eigenmann


156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Se fossemos definir a empatia, poderíamos dizer que é a habilidade socioemocional de se colocar no lugar do outro, sentir como ele. Uma expressão bem conhecida do inglês para exemplifica-la é o “walk