Dicas e Receitas: cozinhando com e para as crianças na quarentena


Ficar em casa nessa quarentena é com certeza muito desafiador. Os jardins de infância e as escolas estão fechadas e o dia-a-dia com home office, homeschooling, limpar, arrumar e cozinhar se tornou o mais novo desafio dos pais pelo mundo. Além da administração do tempo e das tarefas ainda temos a sensação que as crianças tem fome o dia inteiro!

Preparar refeições e lanchinhos diferentes e nutritivos com certeza faz parte desse desafio! Se alguns dias estão muito atarefados e tudo o que você consegue é abrir latinhas e pacotinhos, não tem problema, é uma pandemia! Todos passam por apertos, tudo bem. Mas se você está em um momento que está precisando de idéias diferentes e não sabe mais o que fazer, que tal cozinhar coisas simples e saborosas junto com as crianças? Aqui vou te dar dicas para ter sucesso nessa atividade e algumas receitas simples para você experimentar.

Cozinhar junto com as crianças - o que se deve ter em mente?

- Preparar todos os ingredientes antes de começar.

Para que a sua atividade não se transforme rapidamente em um caos, pense primeiro na receita que você vai fazer. Coloque também na mesa todos os ingredientes, potinhos, tábua de cortar, talheres, etc. que você precisa para fazer essa receita. Dica especial: coloque também uma tigela para vocês usarem como lixeira. Isso poupa tempo, sugeira caída no chão e constante lavagem das mãos. Se a criança for pequena você já pode separar a quantidade certa dos ingredientes dentro dos potinhos para ela só jogar na panela/liquidificador/forma e misturar.

- Não deixe crianças sem vigilância quando elas estiverem na cozinha!

A cozinha está realmente cheia de perigos: fogo, facas, raladores. Antes de se aventurarem na culinária, as crianças devem aprender a trabalhar com segurança, realizando primeiro somente tarefas muito simples e não perigosas. Com o passar do tempo vêm então as tarefas que demandam uma coordenação motora e um maior foco de atenção por parte das crianças. Então vá com calma, um passo de cada vez.

- Deixe as crianças realmente ajudarem!

Crianças não são simplesmente espectadores quando cozinham. Elas querem colocar a mão na massa! Existem muitas tarefas simples que até os mais novos conseguem facilmente realizar. Juntar ingredientes, lavar saladas/arroz/feijão, cortar coisas macias com uma faca não afiada, como a banana por exemplo.

- Estabeleça regras claras na cozinha.

Regras claras sobre superfícies quentes, panelas, frigideiras e facas afiadas são imprescindíveis.

- A prática traz a perfeição!

Comece com pratos simples. Isto poupa a paciência (de ambos os lados), gera sentimento de sucesso e consequentemente a curiosidade e vontade de fazer mais. Afinal, é isso que todo pai deseja, não é mesmo? Crianças que tenham a curiosidade e o prazer em se alimentar bem.

Receitas simples, nutritivas e fáceis de preparar:

Patés para comer com pão. Também ficam uma delícia como acompanhamento ou como dip para mergulhar legumes crus, como pepino ou cenoura.

Paté de grão de bico

400g de grão de bico cozidos (pode ser em lata)

50ml água

1 col. sopa de cebola picada

2 col. sopade azeite

1 col. sopa de sumo de limão

Sal a gosto

Colocar o grão de bico sem a água no liquidificador (se você tiver um liquidificador de mão, prefira). Junte todos os outros ingredientes e liquidifique até formar uma massa fina. Experimente, adeque a quantidade se tempero ou a consistência (mais água) se desejar.

Guacamole

1 abacate comum ou 2 avocados (maduro)

2 tomates

1 cebola média

meio maço de coentro

suco de 1 limão

1 col. sopa azeite

sal a gosto

Corte os tomates ao meio, retire a poupa e corte em cubinhos. Retire a casca da cebola e pique. Se quiser tirar o ardido da cebola, coloque os cubinhos em uma peneira e passe rapidamente em água fervendo. Pique o coentro bem picadinho. Corte o abacate ao meio, retire o caroço, coloque em uma tigela e amasse comum garfo (não deixe o abacate muito amaçado, é importante que ele fique grosseiro e com pequenos pedaços). Adicione os tomates, a cebola, o coentro, o suco do limão, o azeite e o sal a gosto e misture bem, mas sem amassar. Sirva com tortilhas, torradinhas, com pão ou como salada.

Panquecas deliciosas de aveia

4 col. sopa de flocos ou farelo de aveia

4 col. sopa de farinha de espelta, trigo ou trigo-sarraceno

4 ovos

100 ml água

100 ml leite

1 pitada de sal

Misture todos os ingredientes no liquidificador até virar uma massa lisa e homogênea. Faça as panquecas em uma frigideira antiaderente. Você pode servir tanto na refeição principal como também doce.

Fica uma delícia com Crème fraîche (creme fresco) ou com os pates acima e recheado com milho, ervilha ou seu ingrediente favorito. Na versão doce fica muito bom tradicional com canela, açúcar e limão ou com frutas, caldas e sorvete.


Texto por Juliana Morelli Bell


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Se fossemos definir a empatia, poderíamos dizer que é a habilidade socioemocional de se colocar no lugar do outro, sentir como ele. Uma expressão bem conhecida do inglês para exemplifica-la é o “walk

Uma das dúvidas que recebo com frequência é sobre presentes em dinheiro para as crianças. Na minha família, por exemplo, isso sempre foi uma prática bem comum: minha avó e meus pais preferiam me prese